Como se escrevia música antes dos softwares de notação?
A mão claro, mas isso lá no começo, a "evolução" foi chegando aos poucos, e alguns anos antes do Finale esteve em ceba o Notaset. Esse sistema de notação era baseado em uma folha com diversos "transfers" que continham vários elementos da notação musical.
O usuário posicionava a folha contendo o símbolo desejado em uma folha de papel com pentagramas, e, em seguida esfregava o símbolo com uma espátula para transferí-lo para o papel.
Bom, nem precisa dizer o quão tedioso e trabalhosos deveria ser fazer isso, além do tempo empregado. No entanto, vencida essa barreira, para um copista paciente e meticuloso excelentes resultados poderiam ser obtidos.
Uma das vantagens reais para este sistema foi de que não havia ferramentas especiais ou máquinas de escrever música. Folhas Notaset eram disponíveis em lojas de música e materiais de escritório. Eu particularmente nunca vi uma dessas!!! Essas folhas foram emitidas em 7 tamanhos e continham cabeças de notas, notas, pausas, articulações, ligaduras de expressão e de notas, claves, etc, enfim centenas de símbolos, com cerca de 1848 caracteres.
A fonte Maestro do Finale é uma versão digital do Notaset, compare-as. Aqui está um exemplo de uma folha Notaset:
Vídeo do Notaset em ação:
