Conheça o FINALE

Notação Musical

Quando se fala em notação musical uma das coisas que vem à cabeça é o fato de que a escrita musical é uma linguagem específica e universal. Através dela é possível compreender qualquer música em qualquer lugar do mundo pois a linguagem musical é única.
Isso tudo serve para pensarmos na eficiência da notação musical. Através dela é possível registrar definitivamente nossas ideias, composições, arranjos, ensinar e porque não dizer perpetuar e propagar a música.
Escrever partituras era uma atividade que requeria além do aprendizado musical, uma boa caligrafia para que as cópias pudessem ser facilmente entendidas pelos músicos que iriam executá-las. Hoje em dia com a entrada da informática em nossas vidas esse quadro mudou e a caligrafia não é mais um problema pois através de softwares editores de partituras quem escreve é a impressora. Por outro lado é necessário estudo para entender esses programas e conseguir extrair deles o máximo de rendimento e recursos possível. Hoje esses “programas musicais” permitem milhares de possibilidades para efetuar qualquer operação no campo da escrita musical, sem limitações.
É aí que entra o FINALE.

O Software FINALE

Dentre os muitos programas de editoração no mercado o FINALE é um dos que mais se destaca. É um software desenvolvido pela Coda Music and Tecnology,  e sem dúvida é um poderoso editor de partituras além de outras tantas funções agregadas que possui.
Desenvolvido para Windows e Mac OSX o FINALE é considerado como um padrão na indústria para softwares de notação musical sendo utilizado por grandes editoras internacionais como a Hal Leonard e  escolas de música de renome mundial com o Berklee Colege of Music, Julliard School, New England Conservatory dentre outrasAinda falando das competências do FINALE, o programa destaca-se como o editor de partituras utilizado em trilhas sonoras de grandes filmes de Hollywood vencedores e indicados ao Oscar: O Aviador, O Homem Aranha 2, A Paixão de Cristo, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Ratatouille, somente para citar alguns.



História e Evolução

A primeira versão do FINALE começou a ser pensada nos escritórios da Coda Music Software em 1988 por  Phil Farrand e a história que se segue é contada por Tom Jonhson:

“Era uma noite fria em janeiro de 1988 nos escritórios da Coda em Bloomington, Minesota. Eu tinha começado a trabalhar nessa empresa em 1987 e ainda estava surpreso em fazer parte desse mundo de música e computador. Meu entusiasmo era tanto que eu era uma das últimas pessoas que ainda estavam no prédio nesse dia, por volta das 19hs, a outra pessoa era Phil Farrard, o programador e criador original de tudo isso. Phil estava trabalhando em uma outra sala, em frente a um teclado MIDI conectado a um Macintosh SE30 e de repente gritou chamando-me para ver algo.
Entrei na sala escura e sentei-me atrás de Phil para assistir o feito. Ele tocava uma música no teclado MIDI e milagrosamente aquilo era escrito na tela do computador. Imediatamente tive a sensação de que estava vendo ali uma nova história começando a ser escrita. Pensando nos dias de hoje, naquele momento esse processo era bastante lento e a tela do computador pequena, mas em 1988 ninguém nunca tinha visto nada com aquilo antes. Essa noite, o mundo mudou diante dos meus olhos. Nos nove meses que seguiram-se Phil continuou a mexer, inovar e surpreender seus colegas de trabalho. Em 16 de setembro de 1988 assombrou o mundo com o lançamento do FINALE 1.0”.


Interface do Finale 1.0


A partir dessa primeira versão, FINALE 1.0, foram chegando as demais versões atualizadas até o FINALE 3.7, quando o marketing da empresa decidiu modificar os identificadores para anos, então veio o FINALE 97.

O FINALE 2004, lançado no início de 2004, foi o primeiro lançamento para rodar nativamente em computadores Macintosh com Mac OS X Panther. Esta foi considerada pela Make Music uma versão final do software com suporte completo para os recursos do sistema Mac OS X. Este lançamento encurtou o ciclo de desenvolvimento para o FINALE 2005, que foi lançado no mês de agosto seguinte. Essa também  foi a primeira versão a ser distribuídas para Windows e Mac em um mesmo CD. É importante deixar claro aqui, que apesar do FINALE ter sido desenvolvido em Macintosh sempre teve, desde suas primeiras versões, uma versão para Windows.
Já a versão do FINALE 2006 , lançada em meados de 2005, trouxe como novidade a inclusão de uma biblioteca de sons, a Garritan Personal Orchestra. Isso fez com que a reprodução daquilo que era escrito se tornasse cada vez mais realista e mais próximo do som que ouviríamos ao vivo.
A partir daí seguem-se versões novas a cada ano, sempre com melhorias e novas ferramentas que ajudam no processo de trabalho. Atualmente o software está na versão FINALE 2014
MAXIMIZE PARA ASSISTIR COM LEGENDA